segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Saiba como reutilizar e descartar as pilhas

A utilização de pilhas é ainda indispensável, mas o seu descarte é muito prejudicial ao meio ambiente. E ao contrário do que dizem, quando as pilhas acabam, não adianta coloca-las na geladeira, pois a polarização das pilhas é anulada e elas deixam de perder elementos químicos que fazem com que elas descarreguem. Ou seja, colocar as pilhas na geladeira só vai funcionar para que elas não descarreguem enquanto ainda estiverem funcionando.

Portanto, prefira pilhas recarregáveis. Em um primeiro momento podem parecer mais caras, mas a durabilidade é muito maior e compensa para seu bolso. Os fabricantes garantem que elas podem ser recarregadas cerca de 1000 vezes até perder a utilidade. Além disso, você diminui o número de pilhas que vão impactar no meio ambiente. 

Mesmo existindo vários postos de troca, muitas vezes as pessoas acabam descartando as pilhas da maneira mais fácil (e incorreta), jogando-as no lixo doméstico, que pode causar danos ao solo e contaminar a água! Há inúmeros postos de troca espalhados pelo país que podem ser em supermercados, escolas, bancos, oficinas, entre outros estabelecimentos. Se não conhecer nenhum, procure se informar com a secretaria ambiental da sua cidade.

Nenhum comentário: